Livro

Há livros que ao invés de nos transportarem para outros tempos e/ou para outros espaços – reais ou imaginários, ou ainda um cruzamento de ambos cenários -, trazem-nos, até nós, esses mesmos tempos e esses mesmos espaços. Assim, tão natural como a fluidez na escrita dos capítulos, dos parágrafos, das frases. Das palavras. Das letras. De todos os caracteres. Assim, tão natural como a fluidez na leitura do Livro.
Existe o que quero dizer e existe a minha voz. Nem sempre o tom da minha voz corresponde ao que quero dizer e, mesmo assim, molda-o tanto como as palavras que escolho. Sou menos dono da minha própria voz do que destas palavras, indexadas em dicionários que já estavam impressos antes de eu nascer.

Quando reparo na minha voz, parece-me sempre aguda e juvenil, incerta, imprópria para afirmações sérias. A minha voz é como este livro: capa, papel, peso medido em gramas. O que quero dizer também é como este livro: mundo subjectivo, existente e inexistente, sugerido pelo significado das palavras. – Livro, José Luís Peixoto

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

4 opiniões sobre “Livro”

  1. Também me soube a pouco, aliás os livros de JLP habitualmente sabem-me a pouco… embora vários deles mais não sejam que poemas que contam estórias dispostos como prosa.

    Gostar

  2. @Carlos
    A poucas páginas do fim, contei-as, não para saber quantas faltavam para o fim do livro, mas sim para saber quantas restavam.

    @Zé
    É uma proposta tentadora, muito tentadora. Obrigado.

    Abraço a ambos!

    Gostar

  3. José Luís Peixoto é dos meus escritores de eleição. Gostei de Livro, mas gostei muito mais de Cemitério de Pianos. E valter hugo mãe, conhece? Também é fenomenal.

    Gostar

Deixe uma Resposta

