Uma curiosidade sobre palavras-passe

Não me surpreende este artigo publicado na New Scientist, que dá conta de um estudo sobre o nível de segurança das palavras-passe escolhidas por 70 milhões de utilizadores do Yahoo!, comparando-as entre utilizadores com idade superior a 55 anos e utilizadores com menos de 25 anos de idade – os mais velhos parecem ter uma maior preocupação com o nível de segurança das suas palavras-passe.
E não me surpreende porque, apesar de o estudo incidir sobre quem utiliza um serviço específico da Web – o Yahoo! neste caso -, reconheço que na rede da empresa onde trabalho, por exemplo, os utilizadores mais novos (em idade) têm tendência para criarem palavras-passe muito básicas ao nível da segurança que estas merecem. Pelo contrário, os mais velhos dão mais importância a uma palavra-passe forte e segura. É claro que há excepções à regra, mas é basicamente este o cenário que verifico frequentemente.
Mas não é apenas neste caso que reconheço esta “fragilidade” da malta mais nova. Já me deparei com situações em tudo idênticas no caso de utilizadores domésticos, no que respeita à escolha de palavras-passe para utilização de diversos serviços online.
É caso para dizer que nem sempre a malta mais velha é necessariamente a info-excluída.

Já agora, se este tema é do seu (teu, para os amigos, conhecidos e malta sem caganças) interesse, recomendo a leitura do post Passwords: quékéisso?, da autoria do blogger Paulo Laureano.

Bom fim-de-semana.

Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s