A casa da avó

Para as filhas e filhos: Marília, Francisco, Doroteia e José Lourenço, e netos e netas: Tiago, João Filipe, Luísa, Tânia, Helena e João, e (já agora) eu próprio.

Fiz estas fotos em 2010 e tinha acabado de comprar a minha primeira DSLR, a Canon EOS 1000D. De fotografia, pouco mais sabia que apontar e disparar, mas começava a explorar algumas técnicas, como os pontos de foco e a composição. Mas para fazer estas fotografias recorri a algo mais. Algo que não depende da técnica nem da máquina. Refiro-me às recordações de infância. São imagens que ainda hoje estão gravadas na minha memória e agora também em formato digital.
A casa onde a minha mãe, a sua irmã e os seus irmão cresceram, e onde eu, o meu irmão e os nossos primos e primas, todos nós, chamávamos de a casa da avó, iria ser demolida mais tarde ou mais cedo para dar lugar a uma nova, para onde iria morar a minha prima Helena (já lá está a viver, feliz) – sinais dos tempos , sinais de movimento e de mudança, o que é bom.

O portão de entrada que eu sempre conheci, com a data em que foi construído, um ano antes de eu nascer. É a primeira referência que tenho de tenra idade para situar no tempo a minha existência neste mundo.
A casa data, naturalmente, de uns bons anos antes.

A porta por onde todos entrávamos e saíamos. A porta da cozinha, a porta do quintal.

O rádio.

São tantos os pormenores que guardamos na nossa mente, neste caso uma maçaneta que tantas vezes rodei.

Idem.

Observo esta imagem da cozinha e o cheiro da comida entra-me pelo nariz dentro. Comida da avó…
Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Deixe uma Resposta

