Dia Mundial da Fotografia Pinhole [1]

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Fotografia Pinhole e foi também hoje que tive o primeiro contacto com este domínio da fotografia. Adorei, quer a experiência propriamente dita, quer os ensinamentos básicos transmitidos pelo Pedro Horta, que tive o prazer de conhecer pessoalmente após contacto via Internet.
Utilizámos como câmaras fotográficas latas de leite para bebé que foram adaptadas para o efeito – uma das maravilhas da fotografia pinhole é precisamente a sua simplicidade e a facilidade com que muitos objectos podem ser reutilizados e adaptados a câmaras fotográficas. A segunda parte do processo foi a revelação em laboratório, à moda antiga. Amanhã vou digitalizar as fotos que fiz e inverter os negativos. Depois dar-vos-ei a conhecer o resultado final da minha estreia absoluta em fotografia Pinhole.
Entretanto, fica um registo das ditas latas utilizadas para captar as imagens, numa exposição de seis minutos – uma delas teve direito a tripé e tudo para apanhar uma perspectiva diferente.
Uma curiosidade sobre esta fotografia: a lente utilizada foi uma 28-135mm analógica, compatível com as máquinas digitais Canon EOS. 🙂
Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.