Só a título de curiosidade

O caso não foi muito divulgado por cá, mas no país do Tio Sam gerou uma discussão à americana tendo como consequência directa uma queda na venda de veículos japoneses no geral e da Toyota em particular.
Por coincidência ou não, este caso ocorreu numa altura em que, devido à crise económica norte americana, a General Motors (GM) passou por dificuldades financeiras e recebeu uma injecção de milhões de dólares (mais uma entre várias – houve até quem gozasse com a “‎Govermental Motors”) pagos pelos contribuintes. Mais, um dos grandes promotores da causa que levou a Toyota a tribunal terá sido um membro do governo norte americano que, por mero acaso, teria sido CEO na GM antes de assumir funções na administração americana em Washington. Não é estranhar portanto que as “más línguas” tenham juntado algumas peças, desmontando e denunciando aquilo que teria sido uma eventual farsa, mantendo uma abertura de espírito que não se resigna ao que nos é despejado pelos media.
O fim da novela desvendou que o enredo não teria sido outra coisa senão ficção.

O que não interessa aos lobbies dos combustíveis fósseis
O que sei é que as fontes de energia alternativas à gasolina e ao gasóleo consumidos pelos veículos automóveis têm encontrado os mais variados entraves à sua implementação desde há muito. O que menos faltam são factos que podem ser facilmente encontrados numa pesquisa na Internet.


Hackers conseguem controlar travões do Toyota Prius e do Ford Escape
Bom, em relação a esta notícia, parece que os white hackers ligaram um computador directamente ao sistema (informático) do carro, ou seja, a coisa não foi feita remotamente – grande vantagem! O Governo americano participou no teste. O resto deixo para ver nos capítulos que se seguem.

O meu orgulho híbrido

Possivelmente eu não teria falado nisto se não conduzisse diariamente um Prius. Feriram-me o orgulho híbrido, pá! Ainda por cima com uma notícia que não retira valor algum a este carro e levanta suspeitas que podem ser imputadas a qualquer veículo que possua um computador de bordo – e sabemos que são cada vez mais os que têm. 
Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s