Jogar Xadrês enquanto exercício de trabalho de casa

Para ser franco, agrada-me muito o facto de a Leonor gostar de jogar Xadrês. Agrada-me, não porque veja nisso um sinal de inteligência acima da média – considero-a uma criança inteligente, mas não mais, nem menos, do que é considerado como nível médio, vá lá, dentro da sua faixa etária (sete anos de idade).
A curiosidade e interesse em aprender a jogar Xadrês partiu dela, nem sei bem como. Aproveitámos a oportunidade e apresentámos-lhe os intervenientes no jogo e ensinámos-lhe as respectivas movimentações.
Por vezes, não muitas, ainda confunde as movimentações dos Bispos e das Torres, assim como a dos Peões quando têm oportunidade para eliminarem uma das figuras do adversário. Ela sabe bem que movimentos estas peças podem ou não fazer e é aí que entra um dos exercícios que me motiva a incentivá-la a alimentar o gosto pelo Xadrês, jogando com ela: concentração.
Mas não é tudo.
O Xadrês é igualmente um excelente exercício para, no caso particular das crianças, ensiná-las a pensar pela própria cabeça.
Ensinar a pensar e trabalhar a capacidade de concentração, recorrendo a uma actividade que é também divertida, é um trabalho de casa que pretendo continuar a aplicar no nosso dia-a-dia como meio para tentar compensar o atrofio que é para a minha filha (e para a esmagadora maioria das crianças) a obrigação de ter que fazer diariamente os famosos e arcaicos trabalhos de casa, impostos por um sistema de ensino que ainda não reconheceu que as cópias não levam a lado nenhum.
Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s