Atingir os objectivos, passo a passo.

O vídeo centra-se num objectivo concreto: os 42 km da maratona. Ainda não estou preparado para este objectivo, longe disso. Antes dos 42 km terei que correr os 21 km da meia-maratona, este sim é o meu objectivo a curto prazo e estou cada vez mais perto de o conseguir. A médio prazo virá a maratona, até porque quero corrê-la antes de celebrar os meus 45 anos de vida e já só tenho pouco mais de 5 anos para o fazer – não é que seja pouco tempo, mas como disse Vergílio Ferreira: “O tempo que passa não passa depressa. O que passa depressa é o tempo que passou.”. Porém, com muito ou pouco tempo, sinto que de alguma forma tenho treinado para a maratona desde o dia em que comecei a correr diariamente, independentemente se chove ou se está sol, se corro no fim do dia ou antes de o sol nascer.
Voltando ao vídeo, vi-o esta manhã e caiu como uma luva, não porque eu necessite de inspiração para correr (encontrei-a e mantenho-a há algum tempo), mas porque precisava, sim, e urgentemente, de uma injecção reforçada de incentivo para melhorar significativamente o meu desempenho na corrida. Injecção essa que chegou hoje até mim através da mensagem transmitida pelo maratonista Gonçalo Esteves, juntando-se, por coincidência, a uma decisão que tomei há dias: libertar-me já este fim-de-semana e em definitivo do cigarro, com vista a melhorar não só a minha corrida, mas sobretudo o meu bem-estar físico e a minha saúde. Neste sentido, pretendo partilhar convosco dentro de pouco tempo (semanas) os resultados desta decisão. Até lá posso dizer apenas uma coisa: fumar não é compatível com a corrida, principalmente quando o objectivo é praticá-la a sério. E é precisamente esta a minha meta, contínua.
Se em relação à corrida o difícil não é terminar, mas começar, já no que respeita ao compromisso que assumi comigo próprio para deixar de fumar é precisamente o oposto: o difícil não é começar, é terminar. Portanto, se alguém aí desse lado tiver gosto em deixar uma palavra de apoio, agradeço, claro. Mas por favor deixem de lado os votos de boa sorte, pois não será dela que necessitarei.
Bom fim-de-semana. E vejam o vídeo, a mensagem não encaixa apenas na corrida ou nos 42 km da maratona.

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

6 opiniões sobre “Atingir os objectivos, passo a passo.”

  1. Eu deixei de fumar e não me custou nada. Bebe muita água e oferece-te prendas com o dinheiro que poupas em cigarros. Não fumar vale bem o esforço de perder o vício.
    Quanto à maratona, está totalmente ao teu alcance. Só precisas de um plano de treinos adequado. Mas percebo que, por uma questão de confiança, prefiras passar pela etapa intermédia da meia-maratona.
    Siga.
    Abraço.
    ZM

    Gostar

  2. Não penses nisso dessa forma, para deixares os cigarros, a melhor forma é ofereceres-te compensações instantâneas com o que poupas. Compra um bom vinho, um CD, uma revista de fotografia, etc. Se conseguires poupar a guita (não fumando), mereces bem umas prendinhas.
    Quanto à maratona, qual queres? Quando será isso? Já tens plano de treino?

    Gostar

Deixe uma Resposta

