Aprendendo, observando.

Ontem a Francisca utilizou a sanita, orgulhosa e no esplendor dos seus 21 meses de idade. Sentou-se no respectivo adaptador que a impede de ficar de pernas para o ar e mergulhar as pequenas nádegas na água que está lá em baixo – a uns poucos metros de profundidade, na sua perspectiva. Sentou-se e não fez nada, nem uma só gota. Não insistimos. Perguntámos, mas não insistimos.
Ainda assim, cumpriu o ritual e pediu papel higiénico para limpar-se. Há rituais que nunca tendo sido ensinados, são transmitidos pela via da observação.
É precisamente através da observação que as crianças com a idade dela mais aprendem, acho. Absorvem comportamentos, dos pais e dos restantes membros da família, perante as mais diversas situações e adaptam-nos a si próprias.
Se há coisa que tenho aprendido como pai, e já lá vão nove anos, é nunca subestimar a capacidade de observação das crianças (isso e evitar prometer-lhes algo e não cumprir).
Este caso da sanita é um simples exemplo, até um pouco tolo, admito. Acontece que é na simplicidade e no dia-a-dia que encontro grande parte da beleza da paternidade.
P.S.: É claro que cumpri a minha parte do ritual e fotografei-a, sorridente, sentada no trono. Qual o pai que não o faz? Por motivos óbvios, que se prendem com o facto de a Francisca atingir a pré-adolescência dentro de alguns anos, a fotografia nunca será do conhecimento público.
Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

2 opiniões sobre “Aprendendo, observando.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s