Colorir dentro da caixa.

Pelo que percebi já andam por aí há algum tempo, mas só agora dei conta que há livros com desenhos para colorir destinados a adultos. Parece que ajudam a combater o stress. Acredito que sim, que ajudam a relaxar, nem questiono isso.
O que percebi também é que colorir respeitando forçosamente as linhas que o próprio desenho encerra em si, impõem limites à criatividade e isso é algo que grande parte de nós, adultos, continuará a ensinar às crianças até percebermos que colorir para lá das linhas é apenas mais uma forma para “sair da caixa”. E de caixas das quais são privadas de ultrapassarem os respectivos limites estão as crianças fartas (não confundir com limites no que concerne a outras áreas no domínio da educação).
Reparem no desenho abaixo. Não estará o veado a pedir que lhe desenhem uns passarinhos pousados nas suas hastes? E, já agora, aproveitar as duas setas espetadas no tronco da árvore, juntando-lhes mais três ou quatro e fazer daquilo uma escada para subir até à copa, desenhando lá um boneco a apanhar fruta. Há tanto por onde explorar este desenho, estimulando as crianças (e adultos, porque não?) a expandirem de maneira muito simples a criatividade para lá dos limites desenhados numa folha de papel.

Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

One thought on “Colorir dentro da caixa.”

  1. Também me parece melhor desenhar e pintar o que me estiver na alma. Em todo o caso, nunca achei muito relaxante pintar desenhos… deve ser por isso mesmo, por causa das barreiras…
    Os únicos desenhos que pintamos cá em casa são as mandalas, mas mesmo essas já começamos a desenhá-las nós, a construi-las a nosso gosto.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s