Almoço de campeão

Foi emitido recentemente na RTP2 o documentário “Carlos Lopes – O Homem da Maratona”, dedicado exclusivamente à sua preparação e consequente prestação na Maratona dos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles, onde este ex-atleta português, então com 37 anos de idade, consagrou-se Campeão Olímpico, conquistando o recorde da prova, completando os 42.195 km em 2:09:21 horas – recorde este que foi batido apenas em 2008 (vinte e quatro anos depois) pelo atleta queniano Samuel Kamau Wansiru, que correu a mítica prova nascida na Grécia Antiga em 2:06:32 horas.
No documentário, um dos dois entrevistados convidados, além do próprio Carlos Lopes, referiu as suas excelentes prestações na vertente do Corta-Mato, apesar de não ter aprofundado o assunto, além de uma referência ao título mundial alcançado no campeonato do mundo decorrido no Jamor em 1985.
A breve referência recordou-me uma curiosidade que li há algum tempo num artigo dedicado aos grandes feitos da história do atletismo português e reza assim:
Durante esta prova do Campeonato do Mundo de Corta-Mato, Carlos Lopes, com 38 anos de idade nas pernas, desfez o contingente africano e ganhou de forma imperial, consagrando-se pela terceira vez campeão do mundo. No dia da corrida almoçou em casa. O almoço? O trivial: bife com batatas fritas, vinho tinto do Dão e café. É d’ Homem!
Os minutos finais da prova estão aqui.
Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Uma opinião sobre “Almoço de campeão”

  1. Uma cabazada épica!
    Recordo que tinha um poster dele (as páginas centrais de um jornal, que não sei qual) como vencedor da maratona olímpica no meu quarto.
    Quando me perguntam: corres desde quando?, eu não sei bem que responder porque corro desde que me lembro. Mas este senhor e a Rosa Mota foram os grandes responsáveis.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s