Adeus Runtastic. Olá Garmin.

Passado cerca de um ano após inserir a corrida na minha vida, tornando-a num hábito regular, comecei a levá-la mais a sério, mas sempre na perspectiva amadora. Nessa altura, tive a preocupação de começar também a monitorizar as sessões (ou actividades, ou treinos, ou lá o que lhe queiram chamar). Para o efeito recorri a aplicações disponíveis para smartphones, que fornecem informações indispensáveis, para quem pretende a monitorizar as corridas e analisar a sua própria evolução, tais como a distância percorrida e o percurso propriamente dito, o ritmo e a velocidade, os desníveis positivo e negativo e os respectivos acumulados, as calorias queimadas, o ritmo cardíaco, resumos das sessões, médias alcançadas e mais nem-sei-quantas informações que possibilitam análises de desempenho e de evolução. Tudo isto com base na georreferenciação, ou seja, recorrendo aos satélites em órbita, na ordem dos milhões de dólares, para proveito próprio. 🙂
Numa primeira fase, utilizei três aplicações, a título experimental: Endomondo, Strava e Runkeeper. Optei pelo último, que utilizei durante meia dúzia de meses, até que me foi recomendado o Runtastic. Testei-o e após duas ou três corridas monitorizadas por esta aplicação decidi usá-la.
Até há poucos dias, foi o Runtastic que recolheu as informações dos meus treinos e forneceu-me os respectivos resultados. Deixei de utilizá-lo porque adquiri o Garmin Forerunner 210 (relógio dedicado à corrida e outras actividades, como ciclismo, por exemplo) – foi dos melhores investimentos que fiz em equipamentos e acessórios de corrida, até porque comprei-o a preço de saldo, com 60% de desconto. É mais prático monitorizar os treinos com um relógio no pulso do que com uma aplicação instalada no telemóvel. Mas, acima de tudo, é mais eficaz. Do Runtastic exportei os respectivos registos e importei-os para o Garmin Connect. O objectivo é óbvio: adicionar o histórico de actividades gravadas pela aplicação ao registo que agora começo a criar com o Garmin Forerunner 210.

Durante o período em que utilizei o Runtastic, corri muitas vezes sem que esta aplicação monitorizasse as sessões. Ou seja, optava (ainda opto) por deixar ocasionalmente o telemóvel em casa e sair apenas para correr, livre de tecnologias, de ritmos médios e afins. Não sei ao certo quantas vezes isto aconteceu, nem quantos quilómetros terei feito sem monitorização, mas se tivesse que arriscar uma aposta diria umas 50 a 60 vezes em corridas com distâncias entre 8 a 12 km. Em relação aos registos obtidos pelo Runkeeper, a tal primeira aplicação que utilizei, infelizmente não tenho forma de recuperá-los – perdi-os por mero desleixo.

O que é certo é que o histórico das minhas actividades no Runtastic diz-me o seguinte: só com a monitorização desta aplicação corri 3.689,69 km, entre outras informações importantes de carácter técnico e que não interessam para aqui.

E só agora comecei… 🙂

Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

2 opiniões sobre “Adeus Runtastic. Olá Garmin.”

  1. Boas. O garmin connect tem algumas limitações( pelo menos para mim).Deixo a minha recomendação: Deixe os registos no Garmin Connect,mas envie também para o strava. O processo é mais ou menos automático. É o que faço. Bons treinos!

    Gostar

  2. Obrigado pela recomendação, Carlos.
    A minha experiência com o Strava foi muito escassa, apenas usei a App em 2 ou 3 treinos. E nem os carreguei para o perfil, de forma que não explorei as funcionalidades nesse campo.
    Estou muito satisfeito com o Garmin Connect, comparando-o com o repositório do Runtastic, que no fundo era o único que conhecia até há pouco tempo, dentro do género.
    Vou explorar a sua recomendação.
    Abraço
    – m

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s