O euromilhões

Propus ao Ricardo a publicação aqui no blogue do desenho e do texto abaixo. E ele aceitou.

“O euromilhões”, por Ricardo Ávila

Clicar para ampliar

Quando encontro uma criança ajoelho-me com reverência. Nisto se condensa toda a pedagogia.

Eu, adulto esclarecido, estou distante desta felicidade, desta verdade, desta sabedoria inconsciente.

A minha vida de cidadão obediente não é legítima, embora, por convenção, necessária. O meu dia-a-dia é uma sucessão de contas de matemática cujo resultado não resulta em absolutamente nada.

Sou balde de ideias aleatórias, tipo lavagens de porco.

Ao passo que uma criança encontra total felicidade em bater com um pau numa poça de água a fim de observar o efeito, eu preciso acumular coisas em cima de coisas apenas para manter a ilusão de me sentir preenchido. Mas – oh paradoxo filha da puta – na verdade é vazio que vou ficando.

Por isso, deus me livre ganhar o euromilhões. Passaria o resto da vida com o tormento da questão: “Em que gastar o dinheiro?” Passaria o resto da vida a esvaziar-me para me encher, estupidamente, sem bússola, nem sequer destino; a fazer cruzeiros, comer gourmet, beber gin, coleccionar sítios, tirar fotografias, relaxar. E no fim, quando a morte me dissesse “Vou levar-te!”, eu iria, obediente, cheio de nada, o homem mais infeliz do mundo.

Para encontrar a felicidade preciso orientar toda uma vida para fora de mim em direcção a um outro (ou a uns outros que não sejam só os meus). Só assim vencerei a morte. Nesse dia, sorridente, dar-lhe-ei a mão e ela, espantada, dir-me-á: “Leva-me!”

Quando encontro uma criança ajoelho-me com reverência. Nisto se condensa toda a pedagogia.

Texto: Ricardo Ávila, contador de histórias, educador, pai.
Desenho: José Luís Lourenço de Ávila, criança, filho.

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Deixe uma Resposta

