Pára-me de repente o pensamento

Pára-me de repente o pensamento
Como que de repente refreado
Na doida correria em que levado
Ia em busca da paz, do esquecimento…

“Pára-me de repente o pensamento”. Assim começa o poema da autoria de Ângelo de Lima, publicado em 1915 na revista “Orpheu”. Anos antes, em 1894, o poeta e pintor foi internado no Centro Hospitalar Conde de Ferreira, Porto, com o diagnóstico de “delírio de perseguição”.

Para reencontrar a personagem para a sua peça de teatro, o actor Miguel Borges decide passar três semanas com os actuais pacientes do hospital. Durante esse tempo, partilha com eles as conversas, as refeições, as terapias, o café e os cigarros. O documentarista Jorge Pelicano, autor dos documentários “Ainda Há Pastores” e “Pare, Escute, Olhe”, pega na câmara e segue os seus passos, filmando 250 horas desse convívio e aprendizagem.

A montagem final resultou num tratado de uma hora e meia sobre a loucura e a lucidez (teaser). É um tema complicado de ser abordado pela sociedade mas que aqui tem uma visibilidade bastante humana e real pela lente deste jovem realizador, Jorge Pelicano. Um filme genuíno e arrebatador.

Com a iniciativa do Cine-Clube da Ilha Terceira e do Alpendre – Grupo de Teatro, no âmbito do projecto “5 Sentidos”, “Pára-me de Repente o Pensamento” estreia no dia 3 de Dezembro de 2015 no Alpendre, em Angra do Heroísmo, assinalando o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência. A entrada é livre.

Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Uma opinião sobre “Pára-me de repente o pensamento”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s