O carpinteiro maratonista

Na tarde de 14 de Julho de 1912, domingo, na colina de Öfver-Järva, em Estocolmo, Francisco Lázaro caiu inanimado. O médico que se encontrava no local aplicou-lhe gelo sobre a cabeça e enviou-o para o posto médico de Silfverdal. A partir daí, dada a gravidade do seu estado, foi enviado para o Royal Seraphin Hospital, onde chegou às 17 horas e 30. À chegada, apresentava uma temperatura de 41,2º e sofreu um intenso ataque de convulsões e cãibras. Foi-lhe diagnosticada meningite. À meia-noite deram-lhe injecções de água salgada e, mexendo as mãos, reagiu ao ouvir o seu nome. Mais tarde, entrou em delírio, fazendo movimentos como se ainda estivesse a correr. Às 6 horas e 20 da madrugada, morreu.” – José Luís Peixoto

Cemitério de Pianos é um dos livros que mais me marcaram. Fala de Francisco Lázaro, um carpinteiro maratonista que ainda hoje é desconhecido de muitos portugueses. Além disso, a leitura deste livro nem sempre é fácil, o que por si só torna-a, em certa medida, num exercício interessante.

Ainda sobre este assunto, o escritor, José Luís Peixoto (a quem tive a oportunidade de fotografar), escreveu também o texto “A Meta da Maratona Infinita”, de onde copiei para aqui o excerto que serve de introdução a este post, e que de resto recomendado uma leitura atenta.

Mas a história trágica de Francisco Lázaro não se encontra apenas na literatura. O compositor e músico Noiserv dedicou-lhe a canção”It’s easy to be a marathoner even if you are a carpenter”. É ouvir.

Anúncios

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Uma opinião sobre “O carpinteiro maratonista”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s