Sk8 (2)

Dei por mim a reflectir sobre a minha vontade em voltar a rolar num skate quando estou nos quarenta e dois e se tal pode ser um sinal claro de que estou a viver a chamada crise da meia idade e por este motivo decidi perseguir a juventude, mesmo que inconscientemente, ou se se trata tão só de querer recuperar uma actividade que tanto gozo me deu no passado e que coloquei de parte durante muito tempo – no estado de hibernação, sinto-o agora. No fundo, uma hipótese e outra podem estar interligadas e serem ambas uma consequência da tal crise, embora eu não veja qualquer crise nisto. Pelo contrário, vejo uma oportunidade. Tal como a vi na corrida e o tempo provou-me isso mesmo. Aliás, se a corrida proporciona-me momentos de reflexão sobre o que é importante para mim e para a minha vida a todos os níveis, o pouco tempo que consigo dedicar agora ao skate permite-me não pensar em absolutamente mais nada além do que estou a fazer. E estes extremos fazem-me tão bem, cada um com as suas particularidades.

A verdade é que, e à semelhança de qualquer outra pessoa, fazer algo que me proporcione prazer e bem-estar interior deixa-me bem comigo próprio. É uma forma de auto-afirmação que permite-me derrubar obstáculos e definir objectivos no âmbito estritamente pessoal. Perseguir a juventude não significa necessariamente querer recuperar algo perdido no tempo (a juventude não se perde, creio). O que eu vejo nesta perseguição são oportunidades para manter-me activo e envelhecer com qualidade, mantendo-me o mais activo possível pondo em prática, precisamente, actividades físicas que me dão gozo.

Vejam por exemplo o senhor Neal Unger, um jovem de 60 anos por fora e por dentro: “How old can I get and still act young?”.

Publicado por

Miguel Bettencourt

Marido, pai, informático e entusiasta da fotografia. Corro, não só pelo prazer que a corrida me proporciona, mas sobretudo porque posso correr.

Deixe uma Resposta

